Andréa del Fuego


...

Fico procurando as literaturices nos pensadores. Aliás, como a literatura fica tímida perto da filosofia. Também, Platão expulsa o poeta da pólis ideal sem nenhuma cerimônia. Homero tem linguagem, tem estofo, tem platéia, mas não tem a Verdade. Ficou doido? Traga o poeta de volta, o rapsodo, o imitador, o flautista, que pólis é essa que não dança na chuva? Mas percebi a tempo que tudo não passa de parábolas para se chegar num conceito, feito o Cristo. Melhor ir me acostumando, há algo de religioso em cada autor. Bom. É bem da pessoa que acaba de entrar no curso, suponho, projetar o próprio pensamento no dos outros, essa religiosidade deve ser minha.



Escrito por Andréa del Fuego às 07:36 PM
[   ]




diário de bordo

Estou louca pra atualizar esse blog duas ou três vezes por semana. É que arranjei de fazer faculdade de filosofia e ando equilibrando o tempo entre a PUC, um romance e as colaborações (indo adiante com umas, adiando outras). Estou tão animada quanto os alunos de 17 anos. Já botei a criançada pra tomar cachaça, mas eles vão devagar. Para a sorte deles acabei de me transferir do noturno para o diurno. 

Por hora, estou perdendo a inocência na Filosofia, há mais explicações do que eu supunha. Fazia tempo que não saía de um lugar vitaminada e não sugada. Chego em casa com o cabelo em pé, louca pra chutar a bunda de Platão e dar uma voadora no Foucault, e depois fazer as pazes, tudo num silêncio íntimo entre o que me acostumei a formular e o que esses caras fundaram no cérebro coletivo. Estou contaminada pelo autor de A República, fascinada pela prepotência do ateniense que antes de morrer deixou diálogos como Timeu e Crítias, registrando pegadas orais do continente perdido, a Atlântida. 

Esse blog me fará um grande favor, o de permitir (como sempre e na sua razão de ser) que eu fale o que não posso diante do professor e nem dos alunos mais concentrados.



Escrito por Andréa del Fuego às 02:45 PM
[   ]




...

Dia 22, quarta-feira, rola esse babado abaixo, apareça lá que a coisa é quente, divertida e francesa.

Faço parte da antologia O Pequeno Príncipe me disse, não ria, é sério. Sheila Dryzun é uma mulher sonhadora que trará o sobrinho-neto de Antoine de Saint-Exupéry ao Brasil e convidou 30 pessoas para escreverem sobre um trecho do famoso livro. Vai de Pelé a Tom Zé, de Luana Piovani a José Mindlin. Eu tô espremida entre eles, com meu depoimento, espiando o palácio. O evento inicia o ano da França no Brasil. Vamos? A Sheila merece um abraço.

 

 

O Pequeno Príncipe me disse, um mutirão poético com Adriana Falcão, Andréa del Fuego, Carlos Rennó, Contardo Calligaris, Dom João de Orleans e Bragança, Fernanda Guedes, Fernanda Young, Fernando Meirelles, François d'Agay, Gabriel O Pensador, Gilberto Dimenstein, Guto Lacaz, Henry Sobel, João Falcão, José Mindlin, Juarez Machado, Júlio Medaglia, Lázaro Brandão, Luana Piovani, Luis Fernando Veríssimo, Mário Prata, Maurício de Souza, Miguel Krigsner, Paulo Tatit, Pelé, Raí, Ricardo Almeida, Ricardo Guimarães, Rita Lee, Roberto Carlos Ramos, Rubem Alves, Stephen Kanitz, Supla, Thyago, Tom Zé, Walter Mancini, Washington Olivetto e Wellington Nogueira.



Escrito por Andréa del Fuego às 01:16 PM
[   ]




...

Não posso agora, querida.

 



Escrito por Andréa del Fuego às 03:37 PM
[   ]




...

A Rádio Unesp tem feito entrevistas com escritores, todas saborosas já que o rádio tem o poder de deixar todo mundo mais solto, achando que ninguém está vendo, nem ouvindo.

Confira aqui o menu, estou também.



Escrito por Andréa del Fuego às 11:45 AM
[   ]


[ ver mensagens anteriores ]



 
Histórico
  Ver mensagens anteriores


LIVROS


Nego fogo





Engano seu





Nego tudo





Minto enquanto posso





juvenil


Sociedade da Caveira de Cristal





Quase caio





antologias


Os Cem Menores Contos
Brasileiros do Século






Fábulas da Mercearia





30 Mulheres que Estão Fazendo
a Nova Literatura Brasileira






Doze





69/2 Contos Eróticos





35 Segredos para chegar a lugar nenhum





Contos de algibeira





Capitu mandou flores





O Pequeno Príncipe me disse

BLABLAblogue





delfuego@uol.com.br





O que é isto?